terça-feira, 23 de agosto de 2016

Caim e Abel


Interessante sobre esses dois primeiro é o significado de seus nomes: Caim (adquirir, obter) e Abel (respiração ou vapor). Mas, qual a importância de entender os significados de seus nomes? Muito, isso diz sobre suas personalidades e o que isso causou a eles.

Caim sendo o primeiro filho nasceu rodeado de expectativas, visto que, além de ter sido o primeiro nascimento da historia sobre ele recaía a expectativa de ser a criança prometida, o messias.
Abel foi o segundo filho, algo já esperado, afinal seus pais já sabiam como era o processo, seu nome tem o significado de “vapor”, algo passageiro, sobre ele não havia esperanças de ele ser alguém importante, Abel deve ter vivido mais tranquilo provavelmente.
Adão levou Caim a aprender a lavoura, passou sua profissão para seu filho, tanto adão como Caim tiravam o fruto da terra com o suor do rosto. Abel tornou-se pastor de ovelhas.
Anos mais tarde ambos irmãos levam sua oferta a Deus, Abel em, gratidão, Caim também, porém Caim tinha sobre si a esperança de ser o messias, sua oferta certamente seria aceita.
Igualmente importante lembrar que a oferta de Caim era fruto de penoso trabalho, do suor de seu rosto ele trouxe sua oferta, um presente que custou-lhe trabalho, ele esperava que sua oferta fosse aceita. Abel trouxe o melhor do seu trabalho também, em sua humildade, já que ele era apenas a brisa, a respiração, nada muito importante, mas ele dedicou o melhor, derramou sangue.
Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim, principalmente por causa dos ofertantes, Caim não foi com humildade perante Deus, Abel sim, Caim não entendeu que Deus não pesa o esforço, mas o coração. Além disso, sem derramamento de sangue não há expiação, Caim não entendeu isso, Abel sim.
Deus aconselhou Caim, pois o mesmo irou-se e “descaiu-lhe” o semblante. Caim ficou bravo e mal-humorado, Deus, como pai amoroso que é, o aconselhou para que não deixasse o pecado dominá-lo, interessante notar que Deus ,fornece recursos (neste caso, conselhos), mas nos deixa lutar certas batalhas, Deus não somente ,o aconselhou, como foi procurá-lo quando ele matou o irmão, não para condená-lo, mas para exortá-lo.
O diálogo entre Caim e Deus é interessante, pois havia duas atitudes a serem tomadas: reconciliação ou condenação. Certamente que se Caim tivesse caído aos pés de Deus e ,implorado perdão, ele encontraria, pois a primeira fala de Deus mostra interesse e não condenação, mas não foi o que ocorreu. As palavras de Caim e seu modo de proceder foram determinantes para o que se segue: Deus o expulsa e o condena, por sua rejeição antecipada de Deus. Não é assim também com muitos de nós, nos armamos para nos defender por a,char que nos jogarão pedras?
A condenação pesou sobre Caim, que, agora se viu perdido, interessante o desespero de Caim mediante a condenação pois suas palavras dão a entender que haviam pessoas caçando-o, porém todas as pessoas que haviam na terra eram seus irmãos, irmãs e seus pais. Não há,via ninguém a temer, o que nos leva novamente a destacar a bondade de Deus nas palavras: Gn 4:15 "Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança".
O que podemos notar é Deus usando de misericórdia com quem não tem, exatamente como Deus continua fazendo.
Caim toma uma de suas irmãs por mulher (neste ponto alguém deve pensar: mas pode?), algo que posteriormente se tornou proibido (Dt 27.22), mas até então era a única opção ou então a extinção da raça humana.
Algo que não podemos deixar de falar também é com relação a historias bíblicas, quando a isso a máxima deve ser respeitada: “não podemos tomar como regra todos os fatos bíblicos”. A explicação básica para isso é que não é regra aquilo que Deus não diz que é.
Caim nos deixa algumas dicas importantes de como evitar que nossa ,vida seja um desastre:
1.     Não levar em, conta o esforço pessoal quando estiver diante de Deus, é mais importante ter, um coração disposto a agradar do que suas a camisa para fazer algo pra Deus que já é o dono de todas as, coisas
2.     Não se irar quando as coisas não saírem como o esperado
3.     Lutar contra o pecado deve ser uma constante

4.     Não se precipitar, quando fizer algo errado, assuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário