quarta-feira, 17 de maio de 2017

A Igreja dos Primogênitos


O Novo Testamento usa diversas descrições do povo de Deus. Coletivamente, os discípulos de Cristo são conhecidos como o corpo de Cristo, a igreja, a igreja de Deus, a igreja de Cristo, a casa de Cristo, a casa de Deus, o santuário de Deus, sacerdócio santo, etc. Uma das mais interessantes descrições se encontra em Hebreus 12:23- "...igreja dos primogênitos arrolados nos céus". Uma análise desta frase enriquecerá nosso entendimento da natureza da igreja do Senhor.
Igreja. A palavra bíblica não descreve prédios físicos, nem instituições ou organizações. Igreja vem do grego ekklesia, e descreve um grupo de pessoas "chamadas para fora". Pode descrever uma reunião não religiosa (Atos 19:32,39,41), e é freqüentemente usada para descrever o povo de Deus como um grupo. Neste sentido, pode identificar uma congregação local (1 Coríntios 1:2), uma reunião de tal congregação (1 Coríntios 14:19,28), ou a totalidade do povo de Deus (Efésios 1:22), como é usada em Hebreus 12:23.
Primogênitos. Primogênito tem o sentido do primeiro que nasceu numa família, ou de alguém que ocupa uma posição de primazia (Êxodo 4:22; Colossenses 1:15). No Velho Testamento, o primeiro filho homem recebia uma porção dobrada da herança (Deuteronômio 21:7). Todos os primogênitos, homens e animais, pertenciam ao Senhor (Números 3:13). Agora, todos que pertencem ao Senhor têm esperança de receber a herança dobrada, a vida eterna no céu (2 Timóteo 4:8; 1 Tessalonicenses 4:17).
Arrolados nos céus. Os homens gostam de fazer listas e contar as pessoas que, na opinião deles, fazem parte do povo do Senhor no mundo inteiro (compare o erro de Davi em 2 Samuel 24). Enquanto podemos identificar as pessoas numa congregação local, jamais contaremos todos os filhos de Deus. As pessoas que pertencem a Jesus são arroladas nos céus. Deixemos a contagem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário