sábado, 22 de setembro de 2012

ONDE FICA O CAMINHO?



Eu sempre gostei de saber o significado das coisas, é bom pegar um dicionário e ver umas poucas palavras, tem suas vantagens e não faz mal à saúde. Jesus disse que é o caminho, a verdade e a vida. Crer nisso é fundamental para quem quer ser cristão, Jesus deve ser a base para tudo, tanto atitudes quanto pensamentos. Mas, o que quer dizer caminho, verdade e vida? Porque estes termos são aplicados a Jesus?
Deus é somente um conceito para alguns, para outros (como eu) é a realidade que muda todo o restante. Sendo assim é bom tomar em primeiro lugar a premissa de que Deus existe, o fato de que Jesus viveu entre nós aponta para o fato de que Deus existe, não preciso argumentar em favor disso e nem vou. Deus existe.
Voltando à questão do sentido das coisas e do sentido da expressão de Jesus (eu sou o caminho, a verdade e a vida), Jesus usa três palavras para designar a si mesmo, ele se auto intitula de caminho, que nada mais é do que um conceito  subordinado ao termo a que conduz, dizer que Jesus é O Caminho é o mesmo que dizer que não há possibilidade de alguém ser de Deus se não estiver com Jesus, se não imitar seus passos, se não amar seu próximo, se não compartilhar a Palavra com o próximo. Jesus ser o caminho elimina a idéia de que todas as religiões levam a Deus, na verdade ter Jesus como o caminho é aceitar a idéia de que nenhuma religião leva a Deus, mas Jesus sim, a religião não é o método pra chegar a Deus, mas deve ser a forma de conviver com o próximo. Sendo assim, a religião não deve ser exclusivista, se for exclusivista não é religião, pelo menos não será a que Deus espera que vivamos.
Jesus é a verdade, que é termo adjetivo, verdade é a palavra de Jesus, sendo ele totalmente comprometido com suas palavras, podemos dizer que ele mesmo é a própria verdade, pois toda a verdade estava e está nele. Quando ele se dirigia a pessoas desinformadas, ele fazia diferente do que os escribas e fariseus, ele não fazia também como os políticos fazem atualmente e nem como alguns pastores, ele não inventava uma verdade bonitinha que servisse para trazer lucro para si próprio, mas sim para tirar as pessoas de seu estado de escravidão, tanto do sistema quanto do pecado, sendo ele o caminho, a verdade deveria iluminar esse caminho, e era isso que Jesus fazia.
Outra afirmação de Jesus com respeito a si próprio é de que ele é a vida, que é o único absoluto dos três termos que ele usou na frase, ele é o único que possui vida em sua plenitude e o único que pode comunicar vida, é interessante como as pessoas se preocupam com o conforto que vão ter na vida se esquecendo da preocupação com a vida em si. Jesus sabia que certas coisas na vida das pessoas não iriam mudar nunca e ele sabe também o que é melhor para cada um, ele não veio trazer conforto pra ninguém, nem ele mesmo teve conforto em sua vida terrena. Jesus veio ensinar a viver a vida plenamente onde quer que vivamos e em qualquer condição em que vivamos, o conceito de viver bem é outro em Jesus, viver bem não significa viver com conforto, não significa viver com coisas materiais, viver bem é ter paz, é ser feliz com a vida, é estar plenamente com Jesus, é andar no caminho vivendo a verdade.
Sendo Jesus o Caminho, a Verdade e a vida, viver bem é viver com ele, e através da Verdade (Jesus), andar no Caminho para Deus (Jesus denovo) vivendo a Vida (Jesus) de maneira plena. Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário