sábado, 29 de janeiro de 2011

No Princípio



João 1.1-14
Nós conhecemos Jesus de muitas formas, para uns ele é filho de Zeus que está pronto a castigar qualquer um que erre em algum aspecto da vida, para outros ele é o Silvio Santos dando dinheiro pra todo mundo que é fiel e não pensa muito, quem é Jesus então? Quem está certo? Como podemos saber quem é esse Jesus?
A resposta a última pergunta é a mais fácil de todas, pois a bíblia contém quatro evangelhos falando disso e mais um monte de epístolas que complementam. Sendo assim tudo o que temos que fazer para responder as outras duas perguntas precisamos ler a Bíblia conhecer o verdadeiro Jesus.
O evangelho de João é o que eu mais gosto, a linguagem e o fato de João estar bem velho quando escreveu sempre me chamaram a atenção. Este livro é mais que um evangelho, é o legado de um homem.
João começa diferente, ele começa de cima para baixo, Mateus começa falando da genealogia de Jesus até Abraão, João começa seu evangelho antes da criação (no principio era aquele que é a palavra...). A primeira definição que João dá para Jesus é que Jesus é Deus, o filho de Deus.
Jesus é luz, e não é uma luz qualquer, é uma luz que nos da certeza de onde estamos. Nele não há duvidas. É o caminho certo, é uma luz tão forte que mostra tudo que fazemos. Por isso os homens que praticam obras más não gostam dele, porque suas obras eram más.
Esses foram os que não entenderam quando um homem de aparência não tanto sociável apareceu no deserto anunciando o reino de Deus. Este homem era João Batista, testemunha da luz.
Jesus não é um homem que praticou o bem, Jesus é Deus encarnado (e aquele que é a Palavra tornou-se homem e viveu entre nós...). Interessante notar que na mesma porção que diz que Jesus é Deus diz também que ele viveu entre nós, cremos que Jesus não é um Deus ausente, distante, mas é um Deus que anda conosco, que habita com a gente, e que podemos ver sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário