segunda-feira, 5 de novembro de 2012

QUEM AMA OBEDECE



Agostinho disse que “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.” Creio que é importante conhecer a Bíblia e o que ela ensina, já que tem tanta gente falando de Jesus por aí, é importante conhecer Jesus a partir do que está escrito sobre ele na Bíblia mesmo.
Algo que ele disse que é muito interessante é: Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.
É interessante que anteriormente ele estava falando de como deve ser as coisas em na comunidade que ele estava inaugurando, pouco antes ele está falando da manifestação dele que só é vista pela comunidade, então ele faz essa declaração que tem um efeito individual para seus discípulos, pois não serve para a comunidade toda, mas para cada discípulo individualmente.
Jesus declara que aqueles que são seus poderão vê-lo e agora vai mais fundo um pouco na questão, após falar de sua ação como Deus, ele fala de uma exigência que é muito menor do que a recompensa que esta sendo proposta.
Sua exigência é obediência, sabendo que Deus é amor e que o principal foco é o bem do homem, esta obediência abrange todos os pontos da vida e não tem folga, embora as ordens de Deus sejam boas, não se referem a nenhum carnê da multiplicação e nem à doação de casa e nem carro, mas a doação de si mesmo.
Esta doação de si mesmo exige mudanças drásticas e um comportamento diferente de todo o mundo, ao invés de correr atrás de coisas, exige ver o mundo com outros olhos, exige olhar o próximo de um jeito diferente, exige agir de maneira diferente, não é só ir a uma igreja e escolher um dia da semana para “guardar”.
Interessante o fato de Jesus estabelecer uma relação entre amar e obedecer, pois quem finge amar faz muitas coisas, mas dificilmente vai conseguir ser obediente, a obediência, com raríssimas exceções, é uma característica de quem ama.
E esse amor e essa obediência são recompensados, não apenas com a vida eterna nos céus, mas com a revelação de Deus, não uma revelação física, nada a ver com algo material, muito melhor do que isso.
Somente quem ama Jesus (e isso demonstrado em atos) tem sua intimidade, até mesmo porque mesmo com toda sua humildade Jesus não se apresenta a quem não gosta dele, a quem não se importa com ele, sua intimidade é para aqueles que o amam e obedecem seus mandamentos.
Que Deus nos leve a uma obediência demonstrada em amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário