sábado, 6 de outubro de 2012

A MESMA ATITUDE



Atitude tem sido uma palavra cujo sentido aponta para algo que falta muito hoje em dia, bem, na verdade é algo muito necessário, mas pouco praticado. O mais interessante disso é que as pessoas admiram muito quem tem atitude.
Vejo muita gente falando do ministro do STF pelo que ele está fazendo com os acusados do mensalão, em resumo é porque ele tem atitude. É interessante esse fato, as pessoas admiram muito quem tem a atitude que elas mesmas não querem e não tem.
O mais fácil mesmo é falar (e como as pessoas falam...), aliás, o que mais existe é gente que fala. Não estou condenando toda espécie de discurso, acho inclusive válido que haja discurso, nenhuma prática tem utilidade real sem teoria.
Jesus foi O Homem do discurso, ele sempre reunia as pessoas pra trazer algum discurso, subiu ao monte pra declamar um dos discursos mais marcantes da história. Suas palavras “São Espírito e Vida”, é por isso que eu apoio totalmente a idéia do discurso, principalmente porque Jesus foi além do discurso.
Tanto os fariseus quanto os discípulos não acreditavam, a principio, que Jesus é o Filho de Deus. Para ambos Jesus disse basicamente que se eles não acreditassem em suas palavras, que pelo menos analisassem suas obras, Jesus estava fazendo a eles o mesmo convite que ele faz hoje através da igreja.
É nessa parte que talvez você diga: mas a igreja só quer dinheiro! E eu concordo(em parte) com você porque muitos pregadores(?) só querem mesmo o dinheiro do povo e até mesmo a razão de serem “pastores(leia salmo 23 pra desmentir que esses sejam pastores)” e estarem na mídia seja o desejo pelo dinheiro.
Quando digo “Igreja”, não estou me referindo às igrejas que existem por aí e nem a certos pastores, na verdade falamos mais de como a igreja deveria ser do que como ela de fato é. A igreja conforme Jesus deixou prescrito e como a Bíblia diz é uma comunidade onde todos têm tudo em comum, se dedicam a aprender mais a cada dia, repartem o que tem para que ninguém passe necessidade. É isso que significa “Igreja”, pelo menos é isso que a Bíblia ensina que é Igreja.
Jesus não se alarmou em explicar que era o Messias, o Cristo, filho do Deus vivo. Ao invés disso ele se preocupou em “mostrar” que era Cristo, para que a frase (creia nas minhas obras) sempre pudesse ser confirmada não somente pelas suas palavras, mas também pelas suas obras.
É interessante porque tanto Paulo como Tiago continuaram e desenvolveram essa idéia. Ninguém pode ser salvo pelas obras, mas não existe ninguém salvo que não tenha obras. Ou seja, a atitude é algo intrínseco pra quem é cristão de verdade.
Quando alguém olha o mundo com (pelo menos, fazendo um esforço) de usar a mesma óptica de Deus, vai ver que não tem como não falar algo para mudar as coisas.
Tem uma banda que eu gosto muito e gostaria de citar uma letra que exprime (quase que) exatamente o que o texto acima quer dizer.
Confira a letra e o vídeo.

Tá no sal

PontoCom

São vícios são guerras
é a morte consumindo sem ter dó
racismo nazismo
não respeitam mais o criador
orgia lascívia
pessoas destruindo o amor
doenças violência
até quando suportar a decadência
miséria pobreza
já não tem com que por a tua mesa
consumo riqueza
privilégio de alguns que não enxergam o amor
cê tá no sal véi...
sem vícios sem guerras
pra ter paz é preciso entender
que racismo violência
não é culpa do nosso criador
pessoas vazias culpam Deus com suas teorias
não tendo consciência que as mudanças
só vão acontecer se a cristo
Deus vivo o coração e sua mente converter
que a vida sem ele fica difícil construir
um mundo novo com amor
cê tá no sal véi...
"para que acumular tesouros sobre a terra
onde a traça e a ferrugem corroem
onde os ladrões escavam e roubam
ajuntai tesouros nos céus onde a traça
e nem a ferrugem corroem onde os ladrões
não escavam e roubam por que onde esta o seu tesouro
estará também seu coração"
por que se não...
cê tá no sal véi...
(Mateus 6:19-21)


Nenhum comentário:

Postar um comentário