segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Da parte de quem?



Quem nunca assistiu Chaves não sabe o que é dar umas boas risadas com piadas decentes, mesmo que sejam piadas toscas provindas de um humor pastelão.
Há uma frase que eu aprendi com o Chaves que sempre me possibilita trolar os outros e o chaves diz muito, na verdade é uma pergunta. Sempre que alguém bate no barril o Chaves pergunta quem é, logo após a pessoa dizer quem é ele pergunta: da parte de quem?
É interessante que está explícito obviamente da parte de quem é. Mas o interessante é que existe a possibilidade de não ser exatamente da parte da mesma pessoa que chamou, mas isso geralmente acontece quando a pessoa requisitada é alguém importante, nesses casos se faz necessário dizer da parte de quem, pois a pessoa que vem nem sempre fala em seu próprio nome.
Nesses casos a pessoa não tem a importância de si mesma, mas tem a mesma importância de quem a enviou, seja para aumentar a importância de sua presença ou não. Em tempos de guerra, quando um mensageiro leva uma carta ao quartel inimigo, ele não pode ser preso, pois ele vai em missão de paz, mas ele tem a importância de quem o enviou, ele deve ser recebido como quem o enviou.
Essa é uma comparação pobre de como funciona a questão de nossa missão de representar Cristo entre os homens. E quando vamos falar com Deus (orar, como dizem os crentes) falamos não em nosso próprio nome, mas em nome de Cristo, pedimos qualquer coisa que quisermos em nome de Cristo, e Deus fará em nós coisas muito melhores do que aquilo que pedimos ou pensamos.
O que vamos receber então? A bíblia diz que Jesus nos atenderá, mas ele vai nos atender exatamente no que for pedido?
É interessante como as pessoas estão tão mal habituadas a pedir e esperar receber conforme o pedido, como se Deus fosse um garçom de uma loja que tem de tudo. As orações são recheadas de pedidos e a esperança de quem ora é que Deus faça algo quanto ao que foi pedido, e nisso a gente encontra muitos exemplos: mãe querendo que o filho passe no vestibular, pai querendo uma promoção no emprego porque quer comprar aquele carro novo, moleque querendo ficar com aquela menininha, enfim, os exemplos são inúmeros, e todo mundo acha que Deus vai só dizer sim.

Com Deus as coisas são um pouco diferentes, Deus vai um pouco além do que pensamos que será feito, e principalmente porque para ele não há impossíveis. Sendo assim, podemos olhar para as situações e soltar a imaginação para que nosso bem seja feito. Deus falou com o profeta Jeremias para clamar a Deus que ele seria respondido, Deus lhe diria coisas tão grandiosas que sua mente humana não compreenderia, Deus estava, desde já, disposto não exatamente a fazer o que Jeremias quisesse, mas sim o que fosse necessário. Sinto muito em dizer assim diretamente: mas Deus não é empregadinho de ninguém, não é menininho de recados e nem um emo que fica sem reação diante das tragédias e tudo que tem a fazer é ir pro canto chorar.

Deus é mais forte, Deus é bom, Deus é amor, etc. a lista de qualidades já é conhecida, mas o que nunca (ou dificilmente) se tem em mente é que ele é vivo e age mesmo de uma forma que nossa mente não entende. Somos muito limitados, o ser humano se acha adulto, mas na verdade é uma criança olhando para o espelho se achando grande. É necessário entender que não somos os senhores do destino e não podemos fazer nada, por isso que precisamos de Deus. Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário