sexta-feira, 26 de abril de 2013

Encarnação



João 1.14

14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.


Esse é o versículo que mais amo na Bíblia inteira, penso que ele narra o maior acontecimento da história. É Importante entender antes de tudo quem é “Aquele que é a Palavra”.
“Logos” tem dois sentidos na Bíblia: “projeto e palavra”. Sendo assim, podemos dizer que o projeto de Deus se tornou real com a encarnação da Palavra.
Deus criou o homem para sua glória, para mostrar sua glória. Quando se encarnou, Jesus realizou o projeto de Deus no homem. Jesus era completamente Deus, e continuou sendo depois que se encarnou, só assim ele pôde ser 100% homem. O homem só pode ser pleno se estiver 100% conectado com Deus.
Nos evangelhos, Jesus é chamado por duas expressões: filho do Homem (Jesus era um homem perfeito) e filho de Deus (Jesus era completamente Deus (Jesus era satisfatoriamente Deus)
Viver tem o mesmo sentido que acampar, sendo assim, ao dizer que Jesus viveu entre nós temos que entender que ele armou sua tenda aqui. Voltando mais um pouco no tempo, veremos que no tempo em que Israel peregrinou no deserto, Deus acompanhava o povo a partir de sua tenda, conhecida como Tenda do Encontro (Ex 33.7-11).
Esta tenda o povo levava pra onde ia, eles sabiam que Deus estava com eles, pois o Espírito de Deus estava na tenda, e quando eles queriam dizer algo para Deus, Moisés ia até a tenda e falava pelo povo. Jesus constitui a nova tenda do encontro, a nova tenda que Deus habita é de carne, é um homem que anda entre nós, que mora aqui e falar com ele é tão simples como falar com qualquer pessoa.
Assim como o povo que era escravo no Egito recebeu o privilégio da liberdade, Jesus oferece esse mesmo privilégio com relação ao pecado que nos escraviza. Ele também nos convida ao Êxodo, ou seja, ao movimento de caminhar rumo a nova Jerusalém, a nossa terra. Quem quer seguí-lo, precisa sair das trevas, a ir para a luz de Jesus.
A glória era sempre reconhecida como fumaça (shekinah), quando a tenda do encontro ficava cheia de fumaça o povo sabia que Deus estava ali. Em Jesus a glória resplandecia, tanto em suas ações em favor das pessoas, como em seu modo de ser e de agir, sua virtude.
Esta glória pode ser vista nas pessoas que seguem a Jesus, a idéia de Jesus em formar um grupo, ensinar essas pessoas e mostrar seu exemplo foi exatamente o de dar continuidade à sua glória, ter pessoas que portassem a glória do mestre.
Jesus não possuía sua forma celestial, mas mesmo assim, sua glória podia ser vista para quem o olhasse com cuidado, interessante notar que na história de Jesus, somente as pessoas de fora (prostitutas, ladrões, etc.) viam a sua glória.
Hoje vemos bandas famosas que usam de fogos de artifício, e varias coisas pra dar luz ao show, pra assustar e tal, isso mostra que a banda não é amadora, mostra que eles podem, mostra grandeza. Não somente bandas, pessoas em posição de alto nível, usam de recursos pra mostrar sua grandeza. Jesus é totalmente o contrario, ele mostra sua gloria, sua grandeza vivendo uma vida simples, no meio de gente pobre, sendo um pobre com eles.
Jesus manifesta então a glória de Deus, mas não como quem a tomou emprestada, o texto diz que ele tem a glória como um filho único, sendo assim, tudo que Deus tem pertence a Jesus como herança.
É a primeira menção de Deus como pai, é um novo conceito para o povo daquela época. João revoluciona a idéia que tinham de Deus naquele tempo, Deus não é aquele ser ameaçador que está com um raio nas mãos para matar quem desobedecer sua vontade, pelo contrário, é um pai amoroso, nos corrige as vezes, mas sempre nos ajuda.
Esse pai amoroso que vimos em Jesus não é mentiroso, ele é um pai amoroso em quem podemos confiar. Jesus, ao contrário de muita gente que vemos por aí, não era falso, não fazia nada para si próprio, e nem buscava prejudicar ninguém.
E é exatamente esse mesmo Jesus que apresentamos, um homem-Deus que se importa e que anda com a gente, que está tão perto que pode sentir nossas dificuldades e conversar com a gente. O que está esperando, ande com ele também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário