sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Serviço do Reino



A palavra serviço tem muitos sentidos e falar somente usando esta palavra deixa as coisas um tanto quanto suspensas no ar. Assim como falar a palavra cristão, sendo que muitos deram um sentido totalmente diferente a essa palavra.
Falar da igreja não é mais possível também, visto que a mesma se desdobra em inúmeras denominações, e fica difícil definir qualquer generalização para as igrejas existentes. Sendo assim podemos falar de muitas, mas não de todas.
Jesus no entanto sabia no que daria hoje a distribuição e também a distorção de sua palavra e de seus ensinamentos, e cada denominação diz que fala a verdade, como saber então quem está falando a verdade?
Há algumas formas de investigar a verdade, se bem que a própria verdade tem sido questionada como termo, mas não é nossa intenção fazer verificações cientificas ou filosóficas, apenas fazer uma verificação sobre o que é o serviço cristão de fato.
Podemos observar algumas igrejas para saber como estão lidando com a questão do serviço cristão, mas só para dar um rápido relato podemos dizer que o que as igrejas estão fazendo não é nada parecido com serviço, quanto mais com serviço cristão.
Sendo assim podemos ir diretamente para a Bíblia e ver que está escrito sobre o que Jesus fez, se é para saber o que é serviço cristão é bom vermos como o próprio Cristo lidou com isso.
Jesus servia as pessoas, e quando quiseram fazer dele o rei de Israel ele recusou. E citando um caso especial ele jantava com seus discípulos e no meio da refeição ele tomou uma toalha de escravo e lavou os pés dos discípulos e ainda disse a eles que eles teriam que servir uns aos outros, que eles teriam que ajudar ao que tivesse necessidade.
Avaliando isso pelo fato de que a vida de Jesus foi cheia de eventos em que ele se punha junto aos menos favorecidos e os ajudava, ao fato de que ele preferia andar com o povo do que com os poderosos, e ainda devido ao fato de que ele disse que prostitutas e publicanos (gente corrupta) estrariam no céu primeiro que os religiosos, podemos dizer que Jesus explicou com sua vida o que é servir. Isso é serviço cristão.
Mas esse termo está em um imenso mal uso hoje em dia, pessoas inescrupulosas usando descaradamente o nome de Deus para ganhar dinheiro de gente besta, gente dando dinheiro pra igrejas na promessa de uma vida sem problemas. Os valores do reino sendo distorcidos cada vez mais por cada vez mais igrejas.
Mas servir a Cristo continua tendo o mesmo significado e as mesmas atitudes são exigidas de quem quer se denominar cristão. Por mais que muitas igrejas hoje estejam desvirtualizadas do que seja o serviço cristão, ele ainda deve ser o mesmo, ainda que todas as igrejas estivessem agindo de forma contraria ao que está prescrito para ser serviço cristão, o serviço cristão ainda continuaria sendo o mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário