sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os Outros



 

João 8.52-56

52 Diante disso, os judeus exclamaram: “Agora sabemos que você está endemoninhado! Abraão morreu, bem como os profetas, mas você diz que se alguém obedecer à sua palavra, nunca experimentará a morte. 53 Você é maior do que o nosso pai Abraão? Ele morreu, bem como os profetas. Quem você pensa que é?”
54 Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o seu Deus, é quem me glorifica. 55 Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço e obedeço à sua palavra. 56 Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se”.
Jesus está sempre nos chamando a andar com ele, este chamado não é pra ter riquezas ou qualquer das coisas dessa vida que temos aqui, tanto que a vida eterna não deve ser confundida com a imortalidade física.
Jesus diz em João 8.51 “se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte”
Ele não estava dizendo que quem crer nele não vai morrer no sentido físico, seu convite não é para se tornar um “highlander”, quem crê em Jesus não fica imune a morte, mas ultrapassa a vida.
Difícil compreender e nem tão fácil de aceitar, mas não há outro modo de entender isso a não ser andar com Jesus e perguntar a ele. Sua afirmação é também um convite à nova vida.
Para um convite só há duas reações possíveis, aceitar ou não aceitar, é incrível como há pessoas que quando vê algo que não entende e logicamente não concorda (difícil concordar com algo que não entendemos), bate de frente ao invés de questionar e buscar entender melhor, ao receber o convite feito por Jesus, os fariseus geralmente têm esse tipo de reação.
A mentalidade farisaica está muito presente nos dias atuais (Você é maior do que o nosso pai Abraão?), são pessoas que não entendem as coisas e não buscam entender, dão lugar a discórdia, preferem satisfação própria em coisas que dão aparência de santidade.
Pessoas que aderem a esse tipo de religiosidade não conseguem argumentos para discutir algum assunto, sendo assim fazem todo tipo de acusação (Agora sabemos que você está endemoninhado!). É interessante porque Jesus não exclui tais pessoas do seu chamado (venham a mim, todos...), ele direciona suas palavras a todas as pessoas, a necessidade de salvação não é diferente para ninguém.
Jesus é diferente de nós em muitas coisas, ele entende de forma bem prática o conceito de viver para a glória de Deus (Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa), e é precisamente por causa disso que a glória de Deus brilha em Jesus (glória como do Unigênito vindo do Pai).
Ele não somente faz a vontade de Deus, mas conhece a Deus. Me pergunto muitas vezes se Jesus andaria comigo, se ele teria prazer em minha companhia, olho ao redor e penso nisso também, você já pensou nisso? Será que Jesus te chamaria para andar com ele?
Interessante notar que Jesus chamou doze pessoas que não tinham importância na sociedade de seu tempo, quem ele chamaria hoje? Algum filho de um grande pregador? Jesus chamaria algum grande pregador de nossa época?
Estamos agindo e deixando em nosso rastro marcas boas? O que temos feito de nossa vida para que tenhamos notoriedade para Deus? Temos trabalhado por qual recompensa?
A vida eterna permanece como um convite feito por Jesus, nossa reação precisa ser como a dos grandes homens do passado (Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se). Muitos tem coragem para sair na rua com uma camiseta com estampa de uma banda que gosta - falo por experiência própria – mas temos coragem de aceitar e levar adiante a vida eterna que Jesus oferece?
É preciso lembrar que esse tipo de vida carrega muito mais dificuldades do que o preconceito pelo estilo de vida que as pessoas têm sobre nós. A dificuldade em ser cristão está em lidar com erros e falhas constantes, em pregar contra o pecado sabendo que você também é pecador, é encarar todos para defender alguém que você pessoalmente nunca viu (Meu Pai, que vocês dizem ser o seu Deus), você está disposto? Tem coragem?
Minha oração é que tenhamos coragem de encarar quem for para tornar a glória de Deus em algo palpável (e vimos a sua glória...). Que possamos ser como os discípulos que deixando tudo, passaram a seguir Jesus e que não sejamos como os outros que o rejeitaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário