sexta-feira, 26 de abril de 2013

Eu Sou




João 8.57-59

57 Disseram-lhe os judeus: “Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão?”
58 Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” 59 Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
As pessoas vivem baseadas em valores que elas entendem ser maiores ou melhores. A gente se deixa levar por idéias em que acreditamos, e se não cuidamos com o que ouvimos levamos uma vida ordinária e abaixo do que deveria ser, muita gente tem vivido assim.
Criamos heróis, pensamos em pessoas famosas como sendo exemplos a serem seguidos, mesmo que sejam maus exemplos. Recentemente contei a um fã do Matanza que Jimmy London não bebe, ele trabalha muito e não dá tempo. É interessante ver a reação da pessoa, o herói que ela imaginava não era alguém certo, que trabalha, que paga as contas e que é responsável. Ele esperava um estilo de vida como se ouve nas músicas da banda, alguém que bebe, fuma, briga, etc. em uma entrevista, o Gigante Holandês disse que não vai viver como os outros querem.
As pessoas famosas estão sempre se defendendo porque precisam passar uma boa impressão, precisam ser exemplo, são os heróis modernos. Muita gente ganha dinheiro explorando a vida de pessoas famosas exatamente por isso.
Jesus era uma espécie de astro para as pessoas que o seguiam, mas ele não fazia nada por causa do que os outros iriam pensar, ele agia dentro do que ele acreditava ser certo, ensinava as pessoas a partir desta perspectiva.
Ele também enfrentou muitas situações em que sua autoridade foi questionada e conseqüentemente ele se via dentro de uma situação difícil. O mais interessante é a sabedoria com a qual ele se saía em cada uma delas.
Os fariseus o questionaram sobre sua autoridade em muitas ocasiões, Jesus se defende em uma ocasião com uma resposta muito simples e que expressa muito do que ele espera de nós também. A expressão que ele usa é: EU SOU!
Interessante que é exatamente isso que ele sempre mostrou a seus seguidores, Jesus não veio na terra para que víssemos o que ele faz ou o que ele sabe a respeito das coisas, ele não estava interessado em mostrara alguma habilidade especial (mesmo possuindo toda habilidade possível, já que ele é Deus).
O que se vê hoje é que as pessoas querem mostrar do que são capazes, muitos recordes são quebrados todos os anos porque alguém sempre está fazendo uma  façanha que ninguém fez. Muitas pessoas morrem tentando fazer façanhas também, muitos morrem tentando quebrar o próprio Record (particularmente acho isso uma idiotice).
Voltando a Jesus, sua resposta é o que Jesus veio fazer aqui, a despeito de sua vinda e encarnação a sua intenção foi mostrar quem ele é, mostrar o ser de Deus. É isso também que Jesus espera de nós, antes de fazer grandes coisas, precisamos ser cristãos, ser como ele foi, deixar que nossas atitudes brotem a partir de quem somos, não o contrário, “Eu Sou” expressa a intenção de Deus em formar um grupo de 12 discípulos que estivessem com ele.
Basta notar seu chamado a Pedro (Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens), Jesus o chama não para pescar homens, mas Jesus o chama para torná-lo em um pescador. Jesus espera que façamos, disso não tenho duvidas, mas ele espera antes que sejamos.
Que Jesus nos abençoe que valorizemos antes o ser do que o fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário